Núcleos e Grupos de pesquisa
Núcleo de estudos TraCEF – Tradução, cognição, ensino e funcionalismo
O Núcleo de Pesquisa TraCEF – Tradução, Cognição, Ensino e Funcionalismo nasceu em Santa Catarina, no Sul do Brasil, em agosto de 2019 e está registrado no diretório de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de uma parceria interinstitucional, coordenado pelas professoras Camila Teixeira Saldanha (UFSC), Maria José Laiño (UFFS) e Noemi Teles de Melo (UFJF). É integrado por pesquisadores(as), docentes, discentes e colaboradores(as) que se propõem a desenvolver atividades educacionais, culturais e de produção intelectual relativas à área dos Estudos da Tradução. Abarca temas como tradução sob a ótica do funcionalismo, tradução e cultura, tradução e aspectos cognitivos, tradução e gêneros discursivos, processos de tradução sob a ótica da retextualização e tradução pedagógica ao ensino de línguas, sem perder de vista a característica multi e transdisciplinar dessa área de estudos, que também permite aproximações com outros campos do saber.
Página: https://tracef.paginas.ufsc.br/
Perfil Instagram: @tracef.traducao
Nelool – Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidades e Outras Linguagens
O Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidades e Outras Linguagens dedica-se à pesquisa e à criação artística e cultural nas intersecções entre literatura, performance e artes cênicas. Atualmente, articulam-se docentes, pesquisadoras e pesquisadores da graduação à pós-graduação, em duas linhas de pesquisa: Travessias intermidiais, poéticas e territorialidades interculturais; e Práticas incorporadas, memória e política. Através do núcleo, procura-se incentivar a produção acadêmica, tanto na organização quanto na participação em palestras, mesas redondas, simpósios e/ou congressos; na publicação de artigos, livros, dossiês em revistas especializadas e/ou traduções. Com um histórico de constituição interdisciplinar e interdepartamental, participantes do NELOOL tiveram papel importante na criação dos cursos de Artes Cênicas e de Cinema na UFSC. Entre os eventos já organizados por integrantes do núcleo, destacam-se o Congresso Roa Bastos, o Bloomsday, o Intertela e o FITA.
Página web: https://nelool.ufsc.br/
Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19048
Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino- Americanos, fundado no ano de 2003, tem como principal objetivo a formação de novos investigadores no estudo da literatura da América Latina e de correntes críticas e teóricas contemporâneas, dentro das seguintes linhas de investigação: Literatura e Filosofia, Textualidades Contemporâneas e Literatura e Estudos Culturais. O Núcleo Onetti é constituído por professores e alunos da Graduação em Letras e Pós-Graduação em Literatura do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina e por convidados e colaboradores de outras instituições nacionais e internacionais.
Páginas: https://revistalanda.ufsc.br/
Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4317722962566565
Núcleo Quevedo
Coordenação: Profa. Dra. Andréa Cesco
O Núcleo Quevedo de Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro está vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele é constituído por professores, pesquisadores e alunos da Graduação em Letras-Espanhol e Pós-Graduação em Literatura ou Estudos da Tradução, e tem como principal objetivo a consolidação de grupos de pesquisa na área de Literatura e Tradução do Século de Ouro.
Para saber mais, acesse: https://nucleoquevedo.paginas.ufsc.br/
Grupo de pesquisa no CNPq: Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro – https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7362352512777762
Tema Didático – Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos
O Grupo de Estudos e Pesquisa Tema Didático – Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos – foi criado em 2012 no âmbito do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como principal objetivo discutir temáticas relacionadas à educação, tecnologia e materiais didáticos, em seus diferentes ângulos e combinações, que se concretizam em suas linhas de pesquisa, abarcando discussões sobre humanidades digitais, tecnologia educacional, recursos pedagógicos, formação de professores – em especial para a apropriação de tecnologias, mas não apenas -, educação a distância, softwares educativos, REAs (Recursos Educacionais Abertos), entre outros. Dentre todos os espaços possíveis, o Grupo de Estudos e Pesquisa Tema Didático privilegia os estudos dentro e para a escola, visando compreender o impacto da era digital nesse microcosmo fundamental da sociedade. Desde 2016, o grupo faz parte da Associação das Humanidades Digitais (AhDig), espaço criado para ser “um fórum de reunião, debate e partilha para pessoas que fazem investigação em português ou investigação sobre os múltiplos espaços da expressão portuguesa, à escala global, e que de algum modo incorporam uma perspectiva digital no seu cotidiano científico”.
Páginas: https://temadidatico.ufsc.br/
Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2181660454101852


