Projetos de extensão

Revista Landa
Coordenação: Prof. Dr. Bairon Vélez Escallón

A Revista LANDA, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina, é uma publicação digital semestral dedicada à literatura, à arte e ao pensamento na América Latina. Publica trabalhos acadêmicos temáticos em português e espanhol enviados por autores (discentes, docentes ou pesquisadores independentes ou de órgãos de apoio à pesquisa) respondendo a uma Chama Pública semestral e recebe colaborações de pesquisadores e professores de vários países além do Brasil e da América Latina, muitos deles de reconhecida trajetória internacional. Também, a Revista publica textos de escritores e esporadicamente, entrevistas. A revista sai pontualmente todos os semestres desde o segundo semestre de 2012. A revista tem um Conselho Editorial composto por reconhecidos pesquisadores de instituições universitárias nacionais e estrangeiras e a avaliação dos trabalhos segue estritamente as normas da Capes. Para isso, a Landa conta, além de seu Conselho Editorial, com um significativo grupo de pareceristas ad hoc nacional e internacional. A revista tem Qualis B1 da Capes.

Para saber mais, acesse: revistalanda.ufsc.br


Grupo de estudos: Teoria(s) da Modernidade Latino-Americana
Coordenação: Prof. Dr. Bairon Vélez Escallón

As atividades contempladas nesta proposta de projeto de extensão partem da necessidade, constatada no curso de letras, e em diálogo com alguns colegas da área, de um estudo aprofundado das diversas narrativas que sobre a Modernidade, sua gênese, desenvolvimento, fim e/ou endereçamento, vêm sendo produzidas no pensamento teórico sobre as artes e a literatura ao menos a partir do Romantismo. De maneira sintomática, embora essas teorizações tenham sido fundamentais à própria constituição dos Estudos Literários, assim como do campo que esses estudos contornam, é baixa a penetração das noções emanadas desse núcleo problemático entre os estudantes –e, de certa maneira, essa baixa assimilação se estende até a Pós-graduação. Ao constatar a dificuldade que os alunos do curso de Letras apresentam na leitura de textos teóricos e críticos sobre a modernidade, textos que deveriam integrar a base de conhecimentos do profissional na área, este projeto visa à criação de um grupo de estudos, um espaço no qual o estudante, de graduação e de pós-graduação, possa se defrontar e debater prolixamente sobre textos que, com foco na questão da modernidade, abrangem tópicos da filosofia, da sociologia, da história, da antropologia, entre outras Ciências Humanas.

Qualquer pessoa pode participar, não precisa ter vínculo com a Universidade. Para fazer parte do grupo, basta enviar uma mensagem para flint1883@yahoo.com.mx


Club Hablemos
Coordenação: Profª Drª Camila Teixeira Saldanha

Trata-se de um espaço de conversação que tem como objetivo central promover o aperfeiçoamento da habilidade oral, bem como ampliar os conhecimentos linguísticos e culturais não só da comunidade acadêmica, mas também de todos aqueles que demonstrem interesse em participar dos encontros de conversação, que acontecem na modalidade remota. Os encontros possuem um caráter informal e não exigem proficiência, ou seja, o clube é aberto a todos, do iniciante ao fluente em língua espanhola. O curso conta com a participação de 3 alunas voluntárias, graduandas do curso de Letras Espanhol, que serão orientadas pela coordenadora do projeto. Os encontros são semanais, com duração de 2h, e ocorrem via Google Meet. A ideia central é criar um lócus para o desenvolvimento da habilidade oral por meio de atividades sociais, como forma de inserção no mundo globalizado atual, além de ampliar a discussão sobre língua e cultura. Para tanto, recursos como filmes, músicas e jogos serão utilizados no desenvolvimento das atividades propostas.

Para acessar o Club Hablemos, basta clicar AQUI.

Para mais informações: @clubhablemos no Instagram.


Cursos de Espanhol para a Internacionalização
Coordenação: Profª. Drª. Carolina Parrini Ferreira

Este projeto faz parte do Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT), integrando o Programa Institucional de Extensão, fomentado pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da UFSC. O objetivo do projeto é planejar e ofertar cursos de Língua Espanhola voltados para o âmbito acadêmico, com vistas à capacitação e/ou melhor preparação de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFSC em seu desempenho em Língua Espanhola, em contextos acadêmicos que requeiram o uso do referido idioma (p. ex. processos seletivos, participação em eventos, cursos e outras atividades acadêmicas). São exemplos de cursos já criados e ofertados pelo projeto, através do NILT: Exámenes de certificación en español: acercamiento e La carta de motivación en Español.

Neste projeto, os estudantes de Letras Espanhol, da graduação (a partir da 5ª fase) ou da pós-graduação, podem atuar, como bolsistas conteudistas ou tutores, ou seja, na preparação dos cursos ou na ministração das aulas.

Para saber mais, acesse a página do NILT: niltsinter.ufsc.br/

 


ExperimenTEXTOS: Laboratório de Tradução e Performance
Coordenação: Profª. Drª. Eleonora Frenkel Barretto

ExperimenTEXTOS é um laboratório de tradução e performance que propõe práticas de tradução e de leitura de textos literários que desafiam a passividade e instigam o corpo do leitor a encontrar sua dicção, seu ritmo e seu timbre. A leitura em voz alta cria um espaço sonoro que desprende o texto do suporte livro; e a leitura individual e silenciosa do texto se desloca para o rito de uma partilha sensível na comunidade de ouvintes, ampliando suas reverberações. Os textos escolhidos promovem a diluição de fronteiras, ao tensionar os limites conceituais da literatura e aproximar-se das artes visuais, sonoras e do movimento. O projeto vem promovendo oficinas de criação em poesia e performance em uma escola pública e em um centro cultural, atingindo um público alvo de jovens no Ensino Médio, que vivem em situação de maior vulnerabilidade social. Apresentam-se também produções de tradução interlingual em livro, bem como traduções intersemióticas em vídeo e videoperformance. Atualmente, o projeto recebe apoio da PROEX, por meio do edital PROBOLSAS 2023 e do CNPq, por meio do edital Pró-Humanidades 2022.

Para saber mais, acesse os perfis no facebook @xprmntxts e no instagram @experimentextos.ufsc


Humanos e Digitais – Pensando e discutindo as Humanidades Digitais
Coordenação: Profª. Drª. Juliana Cristina Faggion Bergmann

O projeto Humanos & Digitais nasceu a partir do desejo de se estabelecer uma rede discussão e produção de conhecimento relacionado às Humanidades Digitais, apresentando-se como um espaço de discussão sobre essa área de estudos. A pandemia de Covid-19 e o isolamento que dela derivou geraram uma série de discussões sobre formas de atuar em nossa sociedade, utilizando-se especialmente do digital para diminuir as distâncias físicas, e não seria diferente no ambiente acadêmico, seja na escola, seja na Universidade. Preocupações sobre o excesso de tecnologia nesse momento foram temas de reflexões de pais, professores e alunos. Dentre estes dilemas, surgiu por muitas vezes uma inquietação, de maneira mais explícita ou menos, sobre o impacto do aumento do uso das tecnologias na formação humana. Para nós, essa é uma inquietação relevante e fundamental, afinal ela põe em perspectiva o olhar por vezes idealizado e onipresente que dirigimos à tecnologia, em detrimento do humano. Assim, a intenção do projeto Humanos & Digitais é abrir espaço para a reflexão e discussão sobre a recente área de Humanidades Digitais, e mais especificamente do Humanismo Digital, enfatizando o lado humano de ações e estudos que envolvam a mediação pelas tecnologias em um mundo digital, conversando com especialistas de diferentes áreas que utilizam-se da tecnologia digital para repensar suas atividades, suas artes, seus ofícios e seus estudos, sem nunca deixar de lado o humano e o criativo.

Páginas:

https://humanosedigitais.ufsc.br/

Podcast: https://open.spotify.com/show/19Fii8gwCr01iZquUutHN0

Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLOVaDeTmR7aOLbXwCCLNwQ-BeXi4Jah-Y


Capacitação e acompanhamento de práticas docentes no ensino de línguas estrangeiras: nos contextos do Extracurricular e da Ed. Básica
Coordenação: Profª. Drª. Leandra Cristina de Oliveira

O projeto em questão formaliza o processo de acompanhamento e prática docente no âmbito do Projeto Extracurricular Línguas Estrangeiras, do Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras (DLLE/UFSC), contando com a interlocução entre coordenadoras das diferentes línguas (alemão, espanhol, italiano e inglês). Ademais, situam-se nesta proposta as parcerias estabelecidas com gestores e professoras da Educação Básica, a fim de atender o princípio básico das disciplinas de PCC – Prática como componente curricular – , a qual, em atenção à RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, assume a relevância da “integração e interdisciplinaridade curricular, dando significado e relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências da educação básica e da educação superior para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” para formação do profissional do magistério. O objeto central consiste, assim, em abrir espaços de formação inicial e continuada a estudantes de Letras Línguas Estrangeiras.


Associação Brasileira de Hispanistas: ações formativas e de desenvolvimento científico
Coordenação: Profª. Drª. Leandra Cristina de Oliveira

A diretoria assumida em 2020 – Hispanismos y reencuentros -, reeleita em setembro de 2022, agora sob a presidência desta coordenadora (2022-2024), vem promovendo atividades formativas em suas páginas no Youtube e Instagram, voltadas a professores e pesquisadores do universo hispânico, bem como em diálogo com ações de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação à docência (PIBID), Associações de Professores de Espanhol e outras frentes em execução nas IEs brasileiras. Além dessas atividades gratuitas no formato on-line, a diretoria tem também se responsabilizado pela publicação semestral da revista Abehache, que reúne trabalhos de autores nacionais e internacionais. Com o objetivo de seguir essa agenda de promoção da capacitação e da ciência, a gestão, agora situada na UFSC, propõe o presente projeto de extensão, assumindo-o como um importante espaço de diálogo com o público interno e externo, sobretudo no que concerne aos interessados no campo do hispanismo brasileiro. A meta final da gestão é trazer para a Universidade Federal de Santa Catarina o XIII Congresso Brasileiro de Hispanistas (Ago./2024).

Páginas:

hispanistas.org.br

https://www.youtube.com/@associacaobrasileiradehisp9675 (Youtube)

@abhispanistas (Instagram)


LOLA – Laboratório Feminista de Literatura Atual
Coordenação: Profª Dra. Meritxell Hernando Marsal

O LOLA é um projeto de extensão aberto para a comunidade que procura observar, refletir e vivenciar a literatura atual desde o ponto de vista feminista. Entende-se como um laboratório onde quem participe possa experimentar com a literatura, aproximando-se dela pela leitura, reflexão crítica ou pela criação. Fundado em 2022, o LOLA conseguiu consolidar suas atividades vinculadas à leitura, discussão de obras literárias e apresentação de temas em eventos. Assim, todo mês são lidas duas obras literárias, brasileiras ou traduzidas, que são discutidas a cada quinze dias de forma híbrida, em um encontro presencial e um outro encontro remoto, promovendo a acessibilidade à atividade de pessoas com circunstâncias de estudo, trabalho e cuidados diversas. O projeto visa aproximar das manifestações atuais da literatura e de seu potencial disruptivo e transformador, de modo teórico e prático, propiciando a reflexão de temas, históricos, éticos ou culturais, motivando o diálogo e a aprendizagem colaborativa. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros: são esses livros que nos empolgam, inquietam, falam diretamente de nossas identidades ou fraturas e emoções. As obras são discutidas horizontalmente e a reflexão parte de um viés feminista que coloca a atenção sobre as múltiplas opressões da sociedade capitalista.

Qualquer pessoa pode participar, não precisa ter vínculo com a Universidade. Para fazer parte do grupo, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com.

Perfil Instagram: @lola_ufsc


CineBuñuel – Mostra de cinema em espanhol
Coordenação: Profª Dra. Meritxell Hernando Marsal

O CineBuñuel é um projeto de extensão que procura trazer à comunidade, não só acadêmica, uma mostra significativa do cinema hispânico, de pouca difusão nas salas comerciais brasileiras, que apresente as diversas realidades da América Latina e da Espanha.  O projeto foi idealizado com dois objetivos principais: primeiro, como uma mostra de cinema que aproximasse os estudantes a filmes em espanhol, permitindo o desenvolvimento de habilidades linguísticas como compreensão oral, visual e auditiva, intercultural e tradutória, ao se pensar o cinema como ferramenta de ensino/aprendizado; segundo, como ponto de partida para explorar temas transversais que aparecem nos filmes e assim propor um debate, mediado pelos bolsistas, ao término de cada sessão. Dessa maneira, o cinema é assumido como forma artística autônoma e como potente instrumento de reflexão intercultural. Para isso, os filmes são legendados em português, o acesso é gratuito e aberto à comunidade, e a difusão tenta atingir tanto a UFSC como a cidade de Florianópolis. Os principais envolvidos no projeto são estudantes de graduação e pós-graduação. Desde 2014, já foram exibidos cerca de 60 filmes diferentes, produzidos em diversos países de língua espanhola, com uma ótima recepção. Atualmente os filmes são exibidos na sala de projeção do prédio D do CCE.

Perfil no Instagram: @cine.bunuel