Mapeamento de La Gamificación Analógica Aplicada Al Español Como Lengua Extranjera En Brasil
Luana Bottcher Sbeghen | 2019
Orientadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
O avanço da tecnologia alterou a cognição e as formas de aprendizagem do estudante do século XXI, criando novas particularidades cognitivas e, consequentemente, trazendo novas possibilidades pedagógicas. Neste sentido, os jogos, inicialmente utilizados para o ócio, começaram a ser vistos como potenciadores de aprendizagens em diversas áreas do conhecimento por seu design interativo e sua capacidade para ativar a hiperatenção (ALVES, 2015; FARDO, 2013, LEFFA, 2014; LORENZONI, 2016; MCGONIGAL, 2012; GEE, 2009). Dito isso, procurou-se investigar quais e quantas são as práticas gamificadas analogicamente que estão sendo aplicadas no ensino do espanhol como LE no Brasil, através de uma metodologia de revisão bibliográfica qualitativa e quantitativa com busca por operadores booleanos. Os resultados foram quatro artigos sobre o assunto e outros 133 que foram publicados em sua forma digital. Assim, essa metodologia está crescendo no Brasil mas, por ser experimental e exigir tempo de elaboração, pode não estar sendo aplicada muito pela grande carga laboral na qual se insere o professor de espanhol no Brasil. Como consideração final, apresenta-se esta investigação como base para a formulação de um projeto de elaboração de materiais gamificados para posterior aplicação por parte dos professores da rede básica de ensino.